Atirar para cima é uma prática muito comum. Seja por respeito em um funeral militar ou mesmo para chamar atenção em alguma situação de perigo. Tudo aparentemente muito inofensivo, mas já se perguntou o que acontece com as balas quando se atira para cima?
Muitas vezes esses projéteis – nome científico de “bala de revólver ” – acabam se tornando balas perdidas e causam sérias tragédias, ferindo e até matando pessoas.
Os projéteis disparados para o cima, normalmente, caem com uma velocidade final muito menor que a inicial quando são disparadas por armas. Mesmo assim, pessoas podem se machucar, às vezes fatalmente, quando tiros disparados para o ar voltam para o chão. Os tiros disparados com ângulos menores que verticais são mais perigosos e viajam bem mais rápido do que um tiro subindo e descendo em linha reta.
Um estudo conduzido pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenções dos Estados Unidos descobriu que 80% dos acidentes com tiros usados para celebração são nos pés, cabeça e ombros. Segundo o estudo, Em Porto Rico, cerca de 2 pessoas morrem e em torno de 25 se ferem em celebrações com armas de fogo no Ano Novo.
Entre os anos de 1985 e 1992, no Hospital King Drew, em Los Angeles, Califórnia, médicos trataram 118 pessoas feridas por episódios aleatórios de tiros para cima. Dentre elas, 38 morreram.
Muitas vezes não há vítimas, mas os projéteis se alojam em telhados e até chegam a fazer danos, como furos que causam vazamentos em prédios e casas.
Fonte:Ultra Curioso

Nenhum comentário:
Postar um comentário